7 Pilares do Marketing Digital

O Marketing Digital faz parte da minha vida antes mesmo de virar “modinha”. Costumo fazer esta brincadeira apenas para demonstrar que estou neste mercado já faz algum tempo. Ainda assim, acredito que Marketing Digital é importante para todas as pessoas, não só para profissionais da área, mas para todos que estão conectados a este mundo online.

Em 2002 fiz um curso de Design Gráfico e desde então fiquei apaixonado e me aproximei bastante da publicidade. Após este curso eu fiz outro de Web Design (ainda no tempo do Macromedia), mesmo com conhecimento limitadíssimo em programação eu conseguia fazer alguns sites não muito bons usando o Dreamweaver, Fireworks e o Flash. Alguns anos depois eu fiz um curso de edição de vídeo, mas não segui muito nesta carreira.

O mundo melhorou muito quando aprendi a utilizar os CMS. Comecei com o Joomla, depois WordPress, Wix, BuilderAll e, mais recentemente, o Bubble e o AppGyver. Estas plataformas no/low code me deram facilidade enorme em criar sites mais complexos e fazer coisas que antes eram quase impossíveis sem saber programação.

Mesmo tendo a capacidade de criar sites melhores os clientes questionavam frequentemente o porque não estavam gerando negócios e que o custo de produção da plataforma tinha sido em vão. Foi aí que comecei minha jornada no marketing digital.

Eu precisava entender como gerar tráfego para estes sites, então comecei a estudar mais sobre o Google e como otimizar o conteúdo para os buscadores.

De qualquer forma, apenas o SEO não trazia resultados rápidos, então precisei aprender sobre mídia pago, começando por Google Ads em meados de 2009.

Depois fui aprendendo a trabalhar com outros tipos de tráfego, como e-mail marketing. Veio o advento das Redes Sociais e do Mobile que mudaram muito a forma como trabalhar com marketing digital, mas eu já estava muito inserido para não querer aprender sobre o que surgisse de novo.

Eu precisava também aprender a analisar estes tráfegos e os resultados obtidos, então aprendi o Google Analytics, técnicas e outras ferramentas de análise web.

O tempo vai passando e todos os dias as ferramentas de marketing digital vão evoluindo, metodologias de utilização surgem constantemente. Mas a base é isso aí mesmo que eu descrevi; com mais complexidade, claro.

Os 7 Pilares do Marketing Digital

A Faculdade me ajudou muito a entender o que é e como funciona a publicidade de forma geral, mas na época o conteúdo sobre marketing digital ainda era bem básico e escasso, então eu tive que aprender a maioria das coisas por conta própria, pesquisando, lendo livros avulsos, correndo atrás de cursos e, claro, praticando bastante.

Com todo este aprendizado e experiência, eu elaborei uma “teoria” que o Marketing Digital se divide em 7 pilares fundamentais:

  • Ambiente Digital
  • SEO
  • Social Marketing
  • Mídia Paga
  • Automação de Marketing
  • Marketing em Devices (Mobile, IoT etc)
  • Web Analytics

Todas estes pilares estão sob o guarda-chuva da Jornada do usuário (e o momento zero da verdade), da Audiência e toda sua segmentação e especificidades e na certeza de que “o Conteúdo é Rei e o Contexto é Deus“, pois o como, onde, para quem, quando e por que a informação é transmitida, ainda são a base da comunicação, seja no meio digital ou no tradicional.

Existem várias metodologias como o Growth Hacking, o Inbound Marketing, a Fórmula de Lançamento, etc  que ensinam técnicas de como obter melhores resultados ou resultados mais rápido. Também existem plataformas de e-commerce e marketplace com suas estratégias características e específicas. De qualquer forma, se tratando de marketing digital, todas elas se sustentam nos 7 pilares que mencionei acima.

Cada um desses tópicos estendem-se em vários outros subtópicos com seus níveis variados de complexidade, mas é possível compreender e aprender todos eles com algum esforço.

Eterno aprendiz

Esta é uma discussão aberta e eu também gostaria de ouvir a sua opinião sobre o assunto. O que eu aprendi com Marketing Digital é que a gente sempre está em posição de aprendiz. Quem sabe muito hoje, se deixar de estudar por um curto período, ficará para trás rapidamente.

Marketing Digital tem se popularizado e muitas pessoas que não são da área estão tendo a oportunidade de aprender mais e utilizar as plataformas para monetizarem melhor seus negócios ou começarem uma nova profissão.

Minha missão aqui é ajudar o máximo de pessoas possível a compreender mais sobre este mundo enorme de digital.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão para os próximos textos sobre este tema, pode deixar nos comentários, será um prazer ajudar para aprendermos algo juntos 😊.

Até os próximos textos…

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2022 | Gr8 Marketing - conteúdo por Geovane Gramagol

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account